Buraco Online: guia passo a passo de como jogar canastra!

Buraco (ou canastra) é um das modalidades preferidas de jogo de cartas dos brasileiros. Confira como jogar buraco e ganhar dinheiro nos melhores sites do Brasil!

Read More

Entenda sobre o Jogo Buraco Online

Tudo sobre jogar Buraco Online!

Se você nunca ouviu falar do jogo antes, pode se surpreender ao saber que o Buraco é um dos jogos de cartas mais antigos e populares do mundo, com raízes que datam do século 18 na Europa – e também são sucesso no Brasil! 

Ao contrário de outros jogos de cartas populares em que jogadores individuais competem entre si para ganhar, o Buraco é um esporte de equipe que se concentra mais na comunicação interpessoal e nas estratégias sociais.Curioso para saber mais sobre como jogar Buraco? Então segue a leitura deste artigo (e de bônus te damos um dicionário de termos usados no Buraco) que os nossos especialistas do Cassinov preparam especialmente para você!

Buraco – mais do que um jogo de cartas e sorte! 

Por possuir um aspecto social do jogo, a Canastra – como também é conhecido o Buraco – pode ser jogada em bares e pequenas reuniões entre amigos, como também pode ser jogado na internet. 

Este guia passo a passo explicará tudo o que você precisa saber sobre o jogo – incluindo história e contexto, como jogar Buraco, variações, regras e muito mais! 

Antes de qualquer coisa, devemos mencionar que o Buraco tem sido modificado bastante ao longo dos anos, principalmente no Brasil, onde ele ganhou este nome. Dessa forma, pode ser que a variação que você joga entre amigos seja muito particular da sua comunidade – mas a emoção nunca deixará de ser imensa!

Continue lendo para aprender tudo sobre este clássico jogo de cartas e por qual motivo ele é um passatempo agradável, perfeito para jogar com a família e amigos. 

Se sentir-se confuso com os termos específicos do jogo, siga para o final do artigo, onde preparamos um dicionário com todas as expressões utilizadas na Canastra.

Guia para Jogar Buraco

Guia passo a passo como jogar buraco 

O objetivo do jogo é vencer a vaza (partida), jogando a carta mais alta em cada rodada, e ganhar mais vazas do que o outro time. Se uma equipe marcar dez pontos primeiro em uma rodada, essa equipe ganha o jogo. 

Em circunstâncias normais, uma rodada de canastra deve levar cerca de meia hora ou menos para ser concluída.

* NOTA: As regras do Buraco variam de acordo com a região e as regras da casa do estabelecimento onde o jogo está sendo jogado. Neste artigo, escolhemos uma das versões mais comuns do jogo, embora deva ser observado que existem outras maneiras de jogar a Canastra. 

Para jogar uma partida de Buraco, você vai precisar de:

*O Buraco usa apenas 24 cartas de um baralho normal de 52 cartas. Para criar o baralho, simplesmente separe os noves, dez, valetes, rainhas, reis e ases de cada naipe.

Configurando uma partida de Buraco 

A Canastra é jogada com quatro jogadores divididos igualmente em duas equipes. Cada jogador se senta em frente ao parceiro na mesa. Antes de o jogo começar, os jogadores concordam com o naipe de Trunfo ou com o naipe de maior valor do jogo. 

O naipe de trunfo selecionado pode ser qualquer um dos naipes do baralho: Espadas, Copas, Ouros ou Paus. As cartas de cada naipe são classificadas na seguinte ordem, da mais alta para a mais baixa:

  1. Right Bower: A carta Valete do naipe de Trunfo selecionado e o melhor caramanchão. A palavra “caramanchão” vem do alemão “bauer”, que significa “agricultor”, que é representado pelo Valete de Paus, Valete de Espadas, Valete de Copas e Valete de Ouros.
  2. Bower esquerdo: o valete da mesma cor do naipe de trunfo, mas de um naipe diferente.
  3. Ás: o ás do naipe de trunfo.
  4. Rei: o rei do naipe de trunfo.
  5. Rainha: a rainha do naipe de trunfo.
  6. Dez: as dez cartas do naipe de trunfo.
  7. Nove: As nove cartas do naipe de trunfo.

Todos os outros naipes, exceto as cartas do naipe de Trunfo ou o Valete da mesma cor do naipe de trunfo), têm a seguinte classificação, do maior para o menor:

  1. Ás
  2. Rei
  3. Rainha
  4. Jack
  5. 10
  6. 9

Aprenda a jogar canastra – iniciantes e profissionais!

O primeiro dealer do jogo é selecionado aleatoriamente entre os quatro jogadores e, em seguida, irá girar no sentido horário ao longo do jogo. Depois de escolhido, o dealer embaralha as cartas e oferece ao jogador à esquerda a opção de cortar o baralho ou jogá-lo como está.

O dealer então distribui cinco cartas para cada jogador em duas rotações no sentido horário ao redor da mesa, o que significa duas ou três cartas por rodada. Se um jogador recebe duas cartas na primeira rotação, o dealer então dará a ele três cartas na próxima, ou três na primeira, e duas na próxima. A ordem pode ser diferente de jogador para jogador.

Escolhendo o naipe de trunfo

Quando o dealer terminar de distribuir as cartas, ele vira a próxima carta das cartas restantes (chamada de kitty) e a coloca com a face para cima. O jogador à esquerda do dealer decidirá então se ele ou ela aceita o naipe da carta aberta como o naipe de Trunfo, ou se prefere recusar ou passar. 

Este processo determina o naipe do trunfo, qual time é o criador (aquele que aceita um trunfo ou oferece outro) e os defensores (o time que não o faz).

Primeiro, cada jogador (por vez), começando com o jogador à esquerda do dealer, tem a opção de aceitar o naipe da carta aberta como naipe de trunfo, ou passar. Se ele ou ela decidir passar, o parceiro do concessionário terá a opção de passar ou dizer “Eu ajudo”. Se ambos os jogadores passarem, o jogador à direita do dealer decidirá passar ou dizer “Eu ordeno”. 

Se todos os jogadores passarem a carta, o dealer irá pegar a carta dizendo “Eu pego”, ou passar a carta, virando-a com a face para baixo e comentando, “over” e o fim da jogada. Se um dos carteadores ou um dos oponentes do carteador pegar a carta, o naipe da carta virada para cima torna-se o naipe de Trunfo. Se isso acontecer, o dealer adicionará a carta voltada para cima em sua mão enquanto remove outra carta, virada para baixo.

Se o parceiro do crupiê disser “eu recuso”, esse jogador jogará sozinho e seu parceiro, o crupiê, deve colocar suas cartas na mesa. Se ninguém desejar a carta e todos os jogadores passarem, o dealer colocará a carta voltada para baixo e virará uma nova carta do kitty.

Nesta segunda rodada, o jogador da esquerda vai passar, ou nomear um naipe. Se aquele jogador passar, o próximo jogador também escolherá passar ou nomear um naipe, continuando até que alguém diga um naipe ou todos os jogadores passem. Se todos os jogadores passarem novamente, os jogadores jogam suas cartas e um novo jogador é o dealer (escolhido no sentido horário do último dealer). O novo dealer embaralha as cartas novamente e dará a cada jogador uma nova mão para iniciar o processo novamente.

Jogando Sozinho

Se qualquer jogador do lado criador ou defensor sentir que tem uma mão particularmente forte, ele pode decidir jogar sozinho para ganhar mais pontos. Isso pode ser feito assim que o naipe de trunfo for selecionado, mas antes do início do jogo. Em alguns casos, um jogador do lado criador e um jogador do lado defensor decidirão simultaneamente jogar sozinhos.

Dominando o jogo

O jogador que lidera primeiro depende de quantos jogadores estão ativos no jogo. Existem três cenários que podem ocorrer para determinar quem lidera com o primeiro cartão.

A negociação 

As cartas são distribuídas no sentido horário, à esquerda, começando pelo jogador à esquerda do dealer. Cada jogador recebe cinco cartas. O dealer pode dar uma rodada de três de cada vez, depois uma rodada de duas de cada vez, ou pode dar duas, depois três; mas o revendedor deve aderir a qualquer plano de distribuição com o qual ele comece. 

Após a primeira distribuição, passa-se para o jogador à esquerda do dealer. Ao concluir a distribuição, o dealer coloca o resto do pacote no centro da mesa e vira a carta do topo para cima. Se a carta virada for aceita como trunfo por qualquer jogador, o dealer tem o direito de trocar a carta virada por outra em sua mão. 

Na prática, o dealer não pega a carta aberta em sua mão, mas a deixa no baralho até que seja jogada; o negociante indica essa troca colocando seu descarte voltado para baixo embaixo do pacote.

Pontuações de uma Partida

Aprenda as pontuações de uma partida de Buraco 

O sistema de pontuação na Canastra pode parecer um pouco complicado, onde os pontos são ponderados dependendo de quantos jogadores jogam, qual time ganha (os fabricantes ou defensores) e quantas vazas são feitas no total.

O sistema de pontuação é o seguinte:

Estratégias para Ganhar

Como ganhar no Buraco: dicas e estratégias do jogo

O melhor conselho que qualquer jogador de Buraco dá a um iniciante é jogar com frequência. A Canastra é um jogo de ritmo acelerado com muitas regras que podem parecer confusas no início, mas depois que você pegar o jeito da estrutura do jogo e desenvolver um instinto para estratégias, a vitória acontecerá naturalmente.

Costuma-se dizer que o Buraco é um jogo de estratégia e sorte, assim como o pôquer. Embora os jogadores possam não ter muito controle sobre as cartas que recebem, eles têm controle sobre as decisões que tomam – como saber se deve apostar ou passar, quando jogar sozinho e como ler um oponente. Isso não afeta apenas seu resultado pessoal, mas o de seu parceiro também.

Embora a prática certamente melhore suas habilidades no Buraco, aprender algumas das estratégias mais populares também pode ajudá-lo a melhorar no jogo. Aqui estão algumas dicas básicas para você começar a desenvolver sua própria metodologia na Canastra:

Se alguém falhar, os jogadores devem identificar a violação antes que a rodada seja completada e o vencedor cumpra a vaza. Prestar atenção às cartas jogadas em ambos os lados ajudará os jogadores a detectar os renegados antes que seja tarde demais para corrigi-los e ganhar os pontos.

Ao contrário dos jogos jogados com todas as 52 cartas, os baralhos da Canastra são compostos de apenas 24 cartas, o que significa que há menos cartas a serem consideradas. Memorizar quais cartas já foram jogadas e quais cartas o dealer adicionou à sua própria mão o ajudará a tomar decisões mais estratégicas.

Se você está colocando a primeira carta na mesa, considere se seu parceiro disse o naipe de trunfo ou não. Nesse caso, seu parceiro precisa saber onde estão os trunfos; portanto, se você segurar o caramanchão direito ou esquerdo, convém liderar com eles para alertar seu parceiro sobre onde estão.

Se você estiver do lado do defensor, tente liderar com um Ás único (um ás sem outras cartas desse naipe). Sua próxima melhor aposta será um Ás doubleton, contanto que não seja da mesma cor que o naipe de trunfo. Isso aumentará as chances de seus oponentes jogarem naquele naipe (e você ganhará a vaza com a carta de maior valor).

Se você tiver outras cartas do mesmo naipe, não se arrisque a jogar essa mão. Lembre-se de que existem apenas seis cartas de cada naipe no baralho. As chances podem não ser a seu favor de que seus oponentes terão as cartas restantes para seguir o naipe e serão capazes de vencer a vaza com uma carta de valor mais alto. 

Da mesma forma, não comece com o processo que foi recusado. Afinal, a razão mais provável de seus oponentes terem recusado o naipe é porque eles não tinham essas cartas.

Há certos momentos no jogo em que pedir o naipe de trunfo ou pegá-lo, se você for o carteador, beneficiará sua equipe mais do que ao passar a carta. Um desses momentos é quando sua equipe está no The Bridge, que se refere ao break point onde sua pontuação é de 9 pontos. Se a equipe adversária estiver ao alcance de uma vitória com uma pontuação de quatro pontos (através da vitória de um jogador solo), tornar-se a equipe criadora impedirá que a equipe adversária o faça.

É seguro presumir que se a equipe de distribuição recusar uma carta de um determinado naipe, nenhuma delas terá aquelas cartas de naipe, ou a carta do caramanchão esquerdo (ou quaisquer ases laterais dessa cor para ajudar). Nesse caso, liderar com o naipe oposto da mesma cor é matematicamente provavelmente a escolha para você ou seu parceiro vencendo a vaza – uma tática conhecida como “próxima”.

Tipos de Canastra

Variações do Buraco (tipos de Canastra)

Existem muitas variações do Buraco que vão desde simples reviravoltas a adaptações totais do jogo. Aprender as diferentes variações pode ser uma maneira divertida de mudar o jogo e mantê-lo empolgante.

Aqui estão apenas algumas das maneiras como o Buraco é jogado de forma diferente em outras partes do mundo:

Variações de baralho de 25 e 32 cartas

Uma das variantes mais notáveis ​​da Canastra tem a ver com o número de cartas jogadas na área coberta. Enquanto muitas versões do Buraco usam principalmente 24 cartas no baralho, outras versões usam 25. 

Nesta variação, a carta Joker, conhecida como “Benny” é utilizada e tem o valor mais alto no baralho – seguido pelo caramanchão direito e caramanchão esquerdo e o Ás, etc. Em outras versões, o jogador usa baralhos de 32 cartas , onde os cartões 7 e 8 estão incluídos. Isso pode tornar o jogo significativamente mais difícil, pois cria mais confusão sobre quais jogadores têm trunfos e quais não.

Cutthroat (Euchre de Três Mãos)

Nesta versão popular do Buraco, existem apenas três jogadores que jogam por conta própria. O primeiro jogador a atingir dez pontos ganha o jogo.

Smitty

Nesta versão, o jogador à esquerda do carteador adivinha o naipe do trunfo antes de o carteador distribuir as cartas aos jogadores ou virar a carta virada para cima. Se o jogador adivinhou corretamente, o naipe é automaticamente o naipe de trunfo e o jogador à esquerda do dealer que previu o naipe corretamente recebe a carta (e deve descartar uma de suas próprias cartas de sua mão). 

Se um jogador paga o trunfo corretamente, ele pode decidir jogar sozinho – mas não pode mudar de ideia depois de ver sua mão. Se o jogador adivinhar incorretamente, os jogadores restantes terão a opção de fazer o trunfo ou passar a aposta. 

McEvoy

Uma mão de McEvoy é uma mão composta por 9s e 10s, ou seja, as cartas mais baixas do baralho. Em algumas variantes do Buraco, o dealer distribuirá novamente as cartas se uma mão de McEvoy for declarada por um jogador. 

Se um jogador quiser declarar sua mão McEvoy, isso deve ser feito imediatamente após as cartas serem distribuídas e antes do início da rodada de lances. Os jogadores podem apenas fazer uma chamada de McEvoy por jogador, por jogo.

Chuck

No Buraco, o “Chuck” é uma variação de “Stick the Dealer”. Nesse caso, o dealer pode decidir ordenar o trunfo, manter apenas uma carta da mão e trocar as quatro cartas restantes por aquelas que permanecerem no kitty. Este movimento também pode incluir a carta virada para cima.

Dirty Clubs

Esta versão diz que quando a carta virada do kitty for de paus, o dealer deve declará-la como o naipe de trunfo e jogar com seu parceiro do lado do fabricante.

Aces High, No Trump

Assim como o nome diz, esta versão americana do jogo afirma que um jogador pode apostar “sem trunfo” após a primeira rodada de lances ter passado. Isso tornaria os Ases as cartas de maior valor no baralho.

Valores das Cartas

Valores das cartas no Buraco 

O trunfo mais alto na Canastra é o naipe de Valete, chamado de “caramanchão certo”. O segundo trunfo mais alto é o valete do outro naipe da mesma cor, chamado de “caramanchão esquerdo”. (Exemplo: se os ouros são trunfos, o caramanchão direito é J ♦ e o caramanchão esquerdo é J ♥.) Os trunfos restantes, e também os naipes simples, são classificados da seguinte forma: A (alto), K, Q, J, 10, 9 , 8, 7. Se um curinga foi adicionado ao baralho, ele atua como o trunfo mais alto.

Glossário de Termos

Dicionário do Buraco 

Lista de diferentes Jogos de Cassino

Lista de diferentes Jogos de Cassino